Postagem em destaque

Planilha Básica para Investimento em Ações

Para um melhor desempenho do investidor em ações na Bolsa de Valores é primordial saber se está ganhando ou perdendo dinheiro e, para is...

terça-feira, 5 de maio de 2015

Atualização Mensal da Planilha Básica de Investimentos em Ações




A carteira valorizou 10,31% no mês de abril, acumulando-se uma valorização de 14,77% desde o início em março de 2015.



Foram aportados mais dois salários mínimos, R$ 1.576,00, e adquiridas mais 32 ações do Banco do Brasil e 18 ações da Cielo.

Proventos Recebidos

BBAS3: 24,80
BBDC4: 0,89
BVMF: 4,13
PSSA3: 23,54

Bonificações:
CIEL3: 2 ações

A carteira está vencendo o Ibovespa em 1,87%.

Esta carteira de ações é fictícia e tem objetivo de estudar o desempenho de um investimento a longo prazo que busca manter percentual mínimo determinado para cada ação como forma de diversificação.

Saiba mais sobre a Planilha Básica para Investimento em Ações.

Veja também:

Planilha do Google com Cotação em Tempo Real
Cotação do Dólar e de Outras Moedas em Tempo Real na Planilha do Google




sexta-feira, 1 de maio de 2015

Planilha Básica para Investimento em Ações



Para um melhor desempenho do investidor em ações na Bolsa de Valores é primordial saber se está ganhando ou perdendo dinheiro e, para isso, nada melhor do que registrar cada operação em uma planilha eletrônica.

As minhas primeiras anotações partiram de uma planilha bem simples para, com o tempo, acrescentar algumas funções mais complexas. Pensando nisso, resolvi disponibilizar esta Planilha Básica para Investimentos em Ações que poderá ser copiada pelo investidor.

Nesta planilha será utilizado o método que costumo usar para evitar a concentração de investimentos em algumas ações (all-in). Dessa forma, a distribuição dos aportes será feira de forma sistemática ao longo do tempo de acordo com a valorização ou desvalorização de cada papel onde os aportes buscam manter o percentual mínimo definido para cada empresa.

A carteira de ações foi desenvolvida na Planilha Google com atualização on line das cotações pelo Google Finance de acordo com a Bovespa, observando-se o delay de 15 minutos.




Os dados anotados nesta planilha tratam-se de um investimento fictício de dez salários mínimos distribuídos proporcionalmente de acordo com o percentual definido para cada ação predeterminado na coluna "K". A cada mês será feito um depósito de dois salários mínimos, um para cada uma das duas ações que estiver mais defasada em relação ao percentual mínimo e isso será indicado na coluna "M" acima. Para o custo da ação será considerado o fechamento do primeiro dia útil de cada mês.

As ações da planilha foram selecionadas aleatoriamente e não se trata de recomendação de compra.

Como forma de manter a planilha atualizada acompanharemos mensalmente o desempenho da esta carteira.



Cada ação tem uma página própria onde serão anotados cada aporte e proventos recebidos. No exemplo acima, foi usado página do BBDC4, onde foram anotados o primeiro aporte em 2 de março, o recebimento de bonificação em 26 de março, o segundo aporte e o recebimento de juros sobre capital próprio em 1º de abril de 2015.

Foram incluídos três gráficos para melhor visualização do desempenho da carteira de ações.

O primeiro indica, em sintonia com a coluna "L" da página principal, o percentual de cada papel  em relação à carteira de ações.



Neste segundo gráfico há um comparativo entre a carteira de ações e os aportes.




Este Gráfico compara a evolução da carteira de ações com o Ibovespa e o IPCA.




Foi criada uma página na planilha denominada de "Mobile" onde será possível a visualização na tela do smartfone de um resumo dos investimentos atualizado pela Google Finance.




Por fim, a planilha poderá ser acessada aqui. Para edita-la basta fazer fazer o login no Gmail e "fazer uma cópia", como na figura abaixo.



Acompanhe a atualização mensal da planilha.

Veja também:
Planilha do Google com Cotação em Tempo Real
Cotação do Dólar e de outras Moedas em Tempo Real na Planilha do Google