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segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A Proposta Indecente da Controladora da Prumo Logística de Fechar o Capital da Empresa



Pela proposta dos controladores da Prumo Logística para fechar o capital com a oferta de R$ 1,15 por ação, a empresa seria avaliada em US$ 839 milhões, cerca de R$ 3,2 bilhões, considerando o número de 2,78 bilhões de ações e o dólar a R$ 3,87. A título de comparação, 20% o Terminal de Petróleo (TOIL) foi vendido por US$ 200 milhões, portando só esse terminal vale US$ 1 bilhões e está valendo mais do que a avaliação da controladora para toda a Prumo Logística. 

Só para se ter uma ideia, em 2012, quando Eike Batista tentou fechar o capital dessa empresa, na época LLX, ele ofereceu R$ 3,13 por cada uma das 197 milhões de ações que estavam em circulação, cerca de R$ 618 milhõesPosteriormente, Eike Batista desistiu de fechar de capital da LLX depois que o laudo de avaliação da BAML estabeleceu o valor econômico das ações ordinárias da companhia dentro de um intervalo entre R$ 6,94 e R$ 7,63 por ação.

Então as 694.141.377 existentes à época vezes o preço médio da avaliação (R$ 7,285), teríamos R$ 5 bilhões. Esse era o valor estimado por laudo em setembro de 2012. Se considerarmos que em 12.9.2012 o dólar valia R$ 2.027, concluimos que a LLX estava avaliada em 2,495 bilhões de dólares, praticamente o triplo do que a controladora da Prumo está oferecendo agora. E olhe que naquele tempo o porto era praticamente um esboço do que existe hoje. 

Portanto, exceto que se façam alguma manobra para que a empresa seja avaliada hoje em menos de US$ 1 bilhão [valor similar a apenas ao do Terminal de Petróleo (TOIL)], é certo que qualquer laudo sério avaliará a Prumo Logística em pelo menos US$ 2,5 Bilhões, valor do laudo da era Eike ou, na pior das hipóteses, R$ 1,80 por ação, estimando a empresa em R$ 5 bilhões. Observe que não consideramos o percentual 18,37% de inflação medido pelo INPC do período.




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