Postagem em destaque

Planilha Básica para Investimento em Ações

Para um melhor desempenho do investidor em ações na Bolsa de Valores é primordial saber se está ganhando ou perdendo dinheiro e, para is...

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Como Entrar na Bolsa de Valores




No início pensei que iria ganhar muito dinheiro na bolsa, mas foi bastou alguns "violinos" para me decepcionar com a renda variável. Depois de estudar um pouco, descobrir a necessidade de se ter uma estratégia e a que mais me adaptei foi a Buy and Holder. 

O Bastter postou um vídeo muito interessante para quem ainda não tem muito conhecimento nem experiência com investimento em renda variável e, apesar de dos poucos minutos,  a estratégia Buy and Holder é apresentada com bastante precisão.

Os principais tópicos do vídeo são:

1. Renda variável varia
A renda variável varia tanto para cima como para baixo, isso é natural. Por isso se chama renda variável. No longo prazo a bolsa tende a seguir os fundamentos, no curto prazo é o fluxo de capital que determina a cotação do papel.

2. Entrar devagar
Entre devagar com pouco dinheiro e ganhe experiência com o tempo para, só depois, alçar voos mais altos.

3. Proteja seu patrimônio
Na bolsa tanto é muito fácil ganhar muito como perder muito, para quem não tem muita experiência o ideal é seguir ganhando pouco. A vitória na bolsa se resume a pequenos ganhos constantes.

4. Comprar ações para ser sócio
No início, o ideal entrar na bolsa para ser sócio. Ser trade requer mais experiência, conhecimento do funcionamento da bolsa de valores e uma reserva em dinheiro.

5. Diversifique
Com a diversificação, se algo der errado com alguma empresa o prejuízo será pequeno. Lembre-se, algo sempre vai dar errado.

6. Pensar em lucros
Esqueça as oscilações, foque nos lucros das empresas. O que determina o valor das ações para o sócio é o lucro da empresa.

7. Monte uma carteira de ações
Monte uma carteira, mesmo que não invista em algumas empresas no início, estabeleça percentuais que cada uma delas terá na carteira e vai comprando um pouco por mês. 

8. Reaplique os dividendos
O pequeno investidor deve reaplicar os dividendos, que não precisa ser necessariamente reinvestidos na empresa que pagou o provento.

9. Custos e Impostos
Aproveite os benefícios fiscais oferecidos para o pequeno investidor e evite o pagamento de tributos.

10. Stop
Não existe stop nem realização de lucros para sócio, isso é conceito de trade. Se a empresa não tem mais valor busque outra.

11. Dedique ao seu trabalho
Não deixe que a bolsa ocupe demais a sua vida a ponto de prejudicar o seu trabalho, sua principal fonte de renda. Bolsa não é para fazer dinheiro, é para remunerar o capital do seu trabalho, mais uma opção de investimento.

12. Pratique esportes
Cuide de sua saúde e não deixe que a bolsa prejudique sua vida pessoal.

13. Acompanhe os balanços das empresas de sua carteira
Há vários sites para acompanhar o desempenho das empresas listadas na bolsa, o Bastter recomenda seu próprio site que dispõe de vários recursos para isso.

Bons investimentos!

Um comentário:

  1. Olá Arnoldo! A bolsa é muito mais objetiva do que podemos imaginar. Eu assisti um vídeo de uma palestra do Warren Buffet onde ele especificou os critérios que ele usava - estavam também nos relatórios anuais da Berkshire Hathaway ao longo de uma década.

    Fiz uma tradução simples
    http://pastoronesiforo.blogspot.com.br/2013/09/criterios-do-buffet.html

    talvez sejam simples demais para serem levados a sério, mas foi neles que me baseei.

    ResponderExcluir